Foi durante o último congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), que decorreu entre os dias 2 e 6 de Outubro 2023, que a MDM Pulse HealthCare Solutions, teve o privilégio de lançar o novo rastreio para avaliação da função renal.
Numa parceria com a ABBOTT rapidDX e os laboratórios Bayer, e com o total apoio da KDIGO, a MDM Pulse desenvolveu e tornou possível a execução deste rastreio de uma forma fácil, segura e eficaz.
Sob o lema Check in time; Protect in time (Teste a tempo, Proteja a tempo) a MDM Pulse rastreou mais de 300 profissionais de saúde, criando assim a oportunidade de alertar, para a importância de se criarem sistemas de prevenção da Doença Renal Crónica (DRC). A DRC é uma doença silenciosa, que afeta principalmente doentes de risco (diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares). A progressão da albuminúria prevê a progressão da Doença Renal, daí a importância de monitorizar este indicador de forma a possibilitar a utilização de métodos para retardar a evolução da DRC. O sistema de testes, suporta a utilização de urina ocasional, melhorando também a adesão dos doentes ao rastreio.
Este é um projeto de saúde pública muito importante, onde a prevenção é essencial, para os doentes e para os Sistemas de Saúde em geral. Segundo o estudo “Evolução Natural da Doença Renal Crónica em Pessoas com Diabetes: Custos e consequências na realidade Portuguesa” desenvolvido pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, estima-se que a progressão desta doença crónica, a evoluir da forma como está, poderá atingir um custo total de cerca de 17 mil Milhões de Euros, para não mencionar os custos pessoais e laborais de perda de qualidade de vida para os doentes e seus familiares.